A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE VALDIGEM


Finalizado o ano 2012, é com grande satisfação que olhamos para trás e vemos que estamos no caminho certo. Conseguimos registar a associação, realizamos todos os objectos até à presente dada, e é com orgulho que dizemos que já temos alguns sócios e cada vez mais pessoas a apreciar o nosso trabalho e a participar. Vamos começar por dizer o que é a presente associação e seus objectivos e de seguida falar um pouco do que já foi feito.
A Associação Amigos de Valdigem, é uma associação sem fins lucrativos, registada a 14 de Junho de 2012 na Conservatória de Viseu, que tem como objectivo promover a intersecção e confluência de várias áreas artísticas; fomentar o conhecimento, inovação e promover o desenvolvimento através da dinamização de iniciativas de apoio às actividades culturais, sociais, recreativas e desportivas. Organização de eventos culturais, recreativos e desportivos, aliando toda a vivencia das actividades programadas à exploração da riqueza da região, aproveitando todo o seu envolvimento paisagístico, bem como os locais de reconhecimento patrimonial. Valorização do turismo da região através da exploração de vários espaços da natureza, propícios à prática de actividades desportivas atractivas e promotoras de experiencias de satisfação e bem-estar.
Tudo começou com uma “brincadeira”, um jogo entre Cimo de Vila e Fundo de Vila, no campo, onde outrora era usufruído por uma equipa de futebol de Valdigem, que infelizmente teve o seu fim. Isto no ano 2011.
Com este evento, conseguimos cativar algumas pessoas para a limpeza do campo, que estava abandonado, construímos algo que nos pertence pela história. Este foi um trabalho que valeu a pena, no fim apesar de exaustos sentimo-nos satisfeitos.
O jogo realizou-se, seguido de porco no espeto e karaoke, prevaleceu o convívio, alegria e boa disposição, sentimo-nos orgulhosos.
Esta foi a actividade que nos fez nascer e querer mais, fazer com que o nome da nossa Terra, Valdigem, fosse divulgado e de forma positiva.
Ideias foram surgindo e sendo colocadas em prática.
Seguiu-se o “Canto das Janeiras”, tradição que se tem vindo a perder com o tempo e que nós tentamos recuperar, cativando as pessoas, e mostrando-lhes que um dos nossos objectivos é e será trazer tradições antigas para a actualidade.
Outro dos eventos que teve grande impacto, não só a nível local mas também fora de Valdigem, foi o Roteiro às Adegas, que provocou grande agitação na Vila, onde a população se esforçou para receber os participantes todos eles não residentes na nossa vila. Abriram as portas das pequenas adegas, com alegria e ajudaram-nos a mostrar às pessoas de várias localidades, Guimarães, Penafiel, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Peso da Régua, Santa Marta, Porto entre outras, os nossos produtos e desta forma fazer com que os divulgassem. Foi um convívio onde demos a conhecer Valdigem e o que os nossos pequenos produtores têm, juntando a boa disposição e alegria que continuou pela tarde dentro, com um almoço e animação que lhes proporcionamos e eles a nós. Ficou a promessa de voltarem.
O S. João, foi uma data que também decidimos festejar e oferecer aos que nos têm acompanhado e não só, um momento agradável. Seguido deste evento, realizou-se mais uma actividade com grande sucesso. Conseguimos recuperar o “antigo caminho” pedestre para o monte de S. Domingos, onde pelo caminho foram colocadas algumas lendas daquele local e incentivamos a população a percorre-lo no dia de “S. Domingos de Valdigem” 24 de Julho, o que em tempos remotos era feito pelos nossos antepassados. Neste evento tivemos a colaboração do grupo de jovens, que organizaram jogos tradicionais, o que fez com que as pessoas, continuassem durante a tarde o convívio, coisa que já não acontecia há alguns anos.
Deu-nos imensa satisfação fazer isto, pelo sucesso, pelo convívio e pela adesão que tivemos.
Como outro dos nossos objectivos é mostrar, outros locais, outras paisagens e dar a conhecer outras actividades, planeamos uma viagem a Ribeira da Pena, ao Parque Aventura, onde demos oportunidade aos participantes de praticar actividades radicais. Oportunidades destas têm de ser aproveitadas, quem nunca experimentou, adorou, querendo voltar lá. Foi um dia agradável, cheio de aventura.
Não podemos de deixar de mencionar, o torneio de futsal de Lamego onde algumas das crianças de Valdigem tiveram oportunidade de participar. Ficamos contentes por termos pessoas a deslocar-se a lamego, apesar de não terem os seus filhos a jogar, para apoiar a equipa dos Amigos de Valdigem. Não ganhamos, mas valeu a experiência e a dedicação destes miúdos.
Por último, uma das actividades, que foi uma novidade, e uma experiencia que nos deu algum gozo, foi o presépio vivo, onde pretendíamos, não só mostrar a história do Menino Jesus, mas também incentivar a população a participar directa e indirectamente neste evento. Foi um risco que corremos, e que felizmente correu muito bem, com uma adesão superior à esperada. Foi um evento que queremos repetir, e fazendo com novos temas, quem sabe a representação das passagens da Paixão de Cristo. Com esta actividade, quisemos presentear as pessoas que nos acompanharam com um pequeno bailarico, onde contamos com a presença do “Star Music”. Neste evento, contamos com a colaboração da Igreja, a quem agradecemos desde já.
Todas estas actividades tiveram êxito e apesar de algumas pessoas, esperarem que nós desistíssemos, aqui continuamos, com força e vontade.
Tudo o que foi feito até agora, terá continuação, (pelo menos até ao fim do nosso mandato), tal como aconteceu com o Jogo de Futebol no campo da bola de Valdigem. Tentaremos melhorar e crescer junto com a nossa Associação.
Estando agora abertas as inscrições, pretendemos, cativar futuros sócios, para colaborarem connosco, e para isso outros eventos estão a ser planejados, como por exemplo, o Dia da Associação, noite de fados, caminhadas, peças de teatro, participação em torneios, entre outros.
Para quem estiver interessado em ser socio poderá faze-lo junto dos vários membros da direcção, dirigir-se todos os primeiros sábados dos todos os meses a partir das 17H na sede da Associação (antiga escola primaria), no blog da Associação (osamigosdevaldigem.blogsopt.pt), no facebook (amigosdevaldigem) ou pelo telemóvel 965547794.
Não podemos terminar esta breve apresentação da tão jovem Associação Amigos de Valdigem sem antes agradecer a todos que têm participado nos nossos eventos e que nos têm ajudado a fazer com que esta pequena associação cresça cada vez mais. É por estes que continuamos.
Esperamos conseguir cumprir os nossos objectivos e juntamente convosco fazer crescer Valdigem.
Ajuda-nos, junta-te a nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário...